quarta-feira, 27 de agosto de 2014

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

육개장 Yukgaejang

Uma das minhas sopas prediletas :)
Yukgaejang tem o caldo a base de carne bovina. Com tempero apimentadinho, come-se com broto de feijão e 고사리 (samambaia). Este último chamado de "galho" pela menina que faz faxina lá em casa (kkk), pois a aparência dele é bem por aí mesmo rs.
Essa sopa é bem saborosa e eu particularmente adoro comer com 당면, um macarrão transparente a base de fécula de batata doce ^^

Ingredientes
400g de fraldinha
10 dentes de alho
3 cebolinhas
1 dashima 5x7cm
1 porção de 고사리 (samambaia) de molho de um dia para o outro ou fervido por 1 hora
250g de broto de feijão
2 ovos
Opcional: 당면 (macarrão dangmyeon

4 colheres de sopa de pimenta vermelha em pó
6 colheres de sopa de gukganjang
2 colheres de sopa de alho picado
3 colheres de sopa de óleo de gergelim
0.5 colher de sopa de doenjang (pasta fermentada de soja)
0.5 colher de sopa de sal
5 litros de água
2 pitadas de pimenta do reino

Depois de deixar a carne de molho na água por 2 horas para a retirada do sangue, ferva em 5 litros de água a carne (400g), os alhos (10 unid), 1 cebolinha (parte branca) e o dashima (5x7 cm) por pelo menos 1 hora.


Desfie a carne, corte o 고사리 (samambaia) em tamanho bite size e o restante das cebolinhas em cortes largos diagonais.


Misture a carne, o 고사리 (samambaia) e as cebolinhas cortadas com pimenta vermelha em pó (2), gukganjang (3), alho picado (2), óleo de gergelim (1) e 2 pitadas de pimenta do reino. Reserve.


Em uma panela funda e em fogo baixo, misture pimenta vermelha em pó (2) e óleo de gergelim (2).



Peneire o caldo de carne que deve estar por volta de 3 litros removendo todo o resíduo e despeje na panela.



Adicione a carne, o 고사리 (samambaia), as cebolinhas e o broto de feijão (250g).



Tempere a sopa com 0.5 colher de sopa cheia de doenjang (된장), gukganjang (3), sal (1/2) e pimenta do reino. Deixe ferver por uns 5 minutos.



Adicione os 2 ovos e mexa delicadamente.


#Opcional: Ferva o 당면 (dangmyeon) por 3 minutos. Passe em água fria e peneire.
Eu normalmente deixo ele separado da sopa e o coloco só na hora de servir pois esse macarrão tende a estragar MUITO facilmente.


Done! :)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

제육볶음 Jeyukbokkeum


Um refogado bem rico em sabor ^^
Fatias de carne de porco com cebola, repolho e pimenta verde. Pode-se acrescentar cortes finos de cenoura e batata que também fica uma delícia.
O prato normalmente é servido bem apimentado, mas reduzi um pouco a pimenta pois ao meu redor a maioria das pessoas tem um pé na gastrite. Só que claro, deixei aquele apimentadinho gostoso indispensável neste prato :)

Ingredientes
500g de barriga de porco
3 porções* de repolho
1 cebola
1 pimenta verde
Cebolinha

6 colheres de sopa de gochujang
6 colheres de sopa de jinganjang
5 colheres de sopa de saquê culinário
3 colheres de sopa de mulyeot
1 colher de sopa de gengibre em pó
2 colheres de sopa de alho picado
3 colheres de sopa de óleo de gergelim
Pimenta do reino

*3 porções = 3 palmos de uma mão

Serve 2 pessoas

#Opcional

Se tiver cartilagem, a remova para facilitar a mastigação.
Corte em fatias de por volta de 3,5x5cm (a ideia é de um corte bite size).

Tempere a carne de porco com saquê culinário (2) e pimenta do reino. Reserve.

Fatie a parte verde da cebolinha em cortes largos e pique a parte branca.Molho da carne: gochujang (6), jinganjang (6), saquê culinário (3), mulyeot (3), gengibre em pó (1), alho picado (2), óleo de gergelim (1) e a parte branca da cebolinha picada.Coloque a carne no molho e misture bem.

Coloque na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso corte a cebola e o repolho em cubos.

A semente da pimenta é a parte mais apimentada. Normalmente eu tiro pois é ela quem causa aquele "ardor" muito apimentado rs. A pimenta sem ela já basta, mas mantê-la ou não fica a seu critério ^^

Se for remover a semente, limpe também a "parede" interna da pimenta deixando-a lisa.
Corte em fatias finas diagonais.

Em uma frigideira, coloque óleo de gergelim (2). Doure a cebola.
Adicione a pimenta. Em seguida refogue a carne.

Com a carne refogada quase por completo, coloque o repolho.
Refogue um pouco e em seguida adicione a cebolinha (parte verde).


Done! :)

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

#FoodPicture

Uma querida onni disse que encontrou tofu na geladeira e fez a receita do dubukimchi (두부김치) ^^
Tirou foto, fez esta montagem e me mandou. Nossa, adoreiiiiiii :))))))
Thank you!


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

짜장면 Jjajangmyeon

Jjajangmyeon é um macarrão muito consumido pelos coreanos ^^
Seu molho é feito com uma pasta grossa de soja preta chamada chunjang (춘장), carne de porco e legumes. Esta pasta é vendida em mercearias coreanas.
#Em homenagem a minha amiga Annes, para quem passei a receita há mil anos mas nunca chegou a fazer. Espero que o post te facilite ao preparar. Hope you'll like it S2

Ingredientes 
300g de carne de porco
1 cebola
1 abobrinha
1/2 batata (grande)
1/5 nabo (equivalendo ao tamanho da meia batata)
3 porções de macarrão para jjajangmyeon ou tipo jjolmyeon (쫄면)
Pepino para guarnição

2 colheres de sopa de óleo de gergelim
9 colheres de sopa de pasta de soja preta (chunjang)
3 xícaras de água
0.5 colher cheia de sopa de açúcar mascavo

Para engrossar o caldo: 3 colheres de sopa de amido de milho e 4 colheres de sopa de água

Serve 2-3 pessoas

Corte a cebola em cubos pequenos e finos.

Corte a carne de porco em cubos (equivalendo por volta de 2 xícaras).

Faça o mesmo com a abobrinha. Cubos de por volta de 1x1cm. A quantidade equivalendo de 1 a 2 xícaras.

Corte o nabo em quadrados bem pequenos equivalendo a 1 xícara.

Corte a batata também em quadrados pequenos equivalendo a 1 xícara.

Em uma panela wok, coloque o óleo de gergelim (2) e refogue a carne de porco até ficar dourada.

Adicione o nabo e refogue por 2 minutos em fogo baixo-médio.

O mesmo procedimento para a batata e depois para a abobrinha. Refogue por 2 minutos cada.
(Coloque um pouco de água caso comece a grudar)

Por último a cebola. Refogue mais um pouco.

Coloque a pasta de soja preta (9) e misture bem.

Adicione 3 xícaras de água.

Faça a solução de 3 colheres de sopa de amido de milho com 4 colheres de sopa de água.
Misture e introduza ao molho. 
Adicione o açúcar mascavo (0.5 cheia). Ferva por 4 minutos e reserve.

Nas mercearias vende-se o macarrão próprio para o jjajangmyeon, mas o macarrão jjolmyeon (쫄면) também serve.

Ferva água em uma panela e coloque o macarrão. Deixe cozinhando por uns 5 minutos.
Faça o teste para conferir se o macarrão está pronto: pegue um fio, coloque em água fria e experimente. Ele tem de estar macio e levemente 쫄깃쫄깃해 (meio "puxa-puxa").

Sirva com fatias finas de pepino and done! :)

Substitua o macarrão por arroz: 짜장밥 (jjajangbap)!
Uma delícia também :)