Image Map

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

TBSOM: O que pode comprometer o seu bolo


Alguns fatores podem prejudicar o crescimento e a textura de um bolo. Eis os mais comuns:

 Ingredientes gelados. Usar leite, ovos, iogurte, entre outros, que acabaram de ser retirados da geladeira na massa fazem o bolo murchar devido a mudança drástica de temperatura (massa gelada em forno quente). O ideal é reservá-los por 30 minutos ou até que fiquem em temperatura ambiente. (A não ser que a receita peça gelado).

 Fazer substituições desproporcionais. Trocar um ingrediente por outro não tem problema, mas em alguns casos a quantidade de um não é igual para o outro. Por exemplo, trocar a mesma quantidade de farinha branca por farinha integral endureceria o bolo (A proporção ideal seria 1 xícara de farinha branca para ¾ xícara de farinha integral). Portanto, na hora de substituir algum ingrediente é necessário trocar pela proporção adequada para cada caso.

 Bater muito a massa. Depois de adicionar a farinha, bata o suficiente para a massa ficar homogenea, mas não mais que isso (nada de deixar batendo por 5 minutos). Bater em excesso acaba tirando o ar da massa do bolo.

 Fermento em pó. Antes de mais nada confira a validade do fermento. Ele é o tipo de produto que não compensa arriscar em utilizá-lo vencido. E não abuse dele. Coloque a quantidade exata requerida na receita. Dióxido de carbono (CO2) é liberado para fazer a massa crescer, mas exagerar em sua quantidade deforma o bolo (antigamente eu achava que dobrando a sua quantidade dobraria a fofura do bolo, mas vi que não é bem assim rs).
Adicione-o por último dos ingredientes pois ele reage facilmente (com calor ou umidade, depende da marca) e não demore muito para colocar a massa para assar, senão ele perde a sua potência. 

 Forno. Pré aqueça por pelo menos 10 minutos para garantir a temperatura do forno. Depois que colocar o bolo para assar evite abrir o forno para não haver perda de calor podendo ocasionar do bolo murchar. O ideal é abrir somente 5 minutos antes do tempo total para conferir o ponto da massa (teste do palitinho). Mas caso seja de extrema urgência ter que abrir o forno... abra depois de 20 minutos que até então a base do bolo estará estruturada.


Depois que comecei a fazer bolo em casa tirei a conclusão que BOLO = Física + Matemática rsrs... Eu realmente não tinha noção de que algo tão "inofensivo" fosse tão exigente..
Siga a receita à risca e utilize colheres e xícaras medidoras sempre, pois uma pequena diferença de medida atua no resultado de seu bolo.

Happy baking ^^!


Nenhum comentário:

Postar um comentário