Image Map

terça-feira, 21 de abril de 2015

호떡 Hotteok

Ai, Hotteok... Quando viajo para a Coreia não resisto e sempre como uma panquequinha dessas na rua rs..
Ela é feita de uma massa macia com um pouco de efeito chiclete. O recheio é de pedaços de sementes (como amêndoas, nozes, pecan) e açúcar mascavo.

Ingredientes
1½ xícara de farinha branca
½ xícara de arroz glutinoso em pó (찹쌀가루)*
2.5 colher de sopa de açúcar branco
0.5 colher de chá de sal
1 colher de sopa de óleo
200 ml de água
2 colheres de chá de fermento biológico (seco)
Óleo para manuseio

Recheio: 20g de semente(s) de sua preferência (nozes, amêndoas, pecan, amendoim, entre outros) + 10 colheres de sopa de açúcar mascavo + 1 pitada de canela em pó (opcional)

5 a 6 panquecas

*Se não tiver substitua por farinha branca

Para a massa precisaremos utilizar a água em temperatura morna, ou seja, será necessário esquentar um pouquinho a água no fogão (não ferva a água para não matar a levedura do fermento e nem utilize em temperatura ambiente porque a massa não cresce).
Misture a água morna (200 ml), o açúcar branco (2.5), o sal (0.5 colher de chá), o óleo (1) e o fermento biológico seco (2 colheres de chá).

Peneire a farinha branca (1½x) e o arroz glutinoso em pó (½x) e misture bem.

A textura é densa bem grudenta. Tampe e reserve por 1 hora. (Evite usar plástico para tampar. Um pano ou um prato serve ^^)

Após 1 hora a massa estará bem crescida. Mexa novamente tirando o ar e reserve por mais 10 minutos.

Enquanto isso triture as sementes. Como gosto de sentir os pedacinhos quando como, moi as sementes bem grosseiramente. Mas fica a seu critério. Pode deixá-las bem granuladas também ^^. O equivalente de sementes trituradas é de por volta de 3 a 4 colheres de sopa.

Misture o açúcar mascavo (10) às sementes moídas.

Passe óleo em uma superfície plana para o manuseio da massa (que é bem grudenta).

Separe a massa em 5 ou 6 pedaços.
(Fiz em 5 pedaços para obter panquecas bem servidas, principalmente visando na hora de tirar foto. Mas para consumo, o ideal seria a massa separada em 6).

Abra uma bolinha de massa e recheie cada uma com por volta de 2.5 colheres de sopa do açúcar mascavo+sementes moídas. (Se forem 6 bolinhas, rechear com 2 colheres de sopa).

Feche sem deixar nenhuma brecha.

Em uma frigideira em fogo bem baixo coloque um pouco de óleo e a bola de massa (com o fechamento para baixo). Deixe dourar um pouco e em seguida pressione a bolinha para um formato mais achatado (passe o utensílio utilizado em um pouco de óleo antes de pressionar a massa evitando que ela grude e rasgue).

Doure dos dois lados e escorra para servir.

foto: prologue.blog.naver.com
Essa panqueca tem na verdade um utensílio específico para achatá-la (foto), mas usando o que você tem em casa também fica bom ^^


Prontinho! :)


Que tal variar o recheio? Que tal colocar queijo?
Eu havia acabado de fazer um jabchae (잡채)... que tal japchae com queijo? :P


Nenhum comentário:

Postar um comentário